sábado, 25 de outubro de 2008

A fé dos ateus

Constantemente ouvimos ateus dizer que eles somente negam a existência de Deus e por isso não têm fé, pois quem tem fé é quem acredita em Deus. Claro que não são todos que falam isso, por isso venho falar apenas dos que querem passar o “ônus da prova” para os teístas, pois, dizem eles, “são eles que afirmam, e o ônus da prova está com quem afirma”. Pensava que pelas leis o ônus está com quem acusa, rsrs, mas sabe como é, um diz aqui, outro repete, repete, repete.... (repito, não são todos). O que posso dizer é que eles não estão totalmente certos, nem errados, mas que algo deve ser esclarecido.

Não é porque eles não tenham fé em Deus que signifique que não tenham fé em outra coisa, neste caso, no materialismo. Espere um minuto! O materialismo é apenas a negação de tudo que é espiritual! Quem nega não está afirmando algo. Exatamente. Mas quem nega um conjunto de crenças, está afirmando outro conjunto oposto. Por exemplo, quem nega que uma mente inteligente criou o universo, as condições para vida e deu consciência a poeiras de átomos está afirmando que tudo veio por processos aleatórios. Ou seja, os ateus não têm fé em Deus, mas acreditam (tem fé) que todos os processos que levaram ao surgimento do universo e da primeira vida foram randômicos. Do mesmo modo, os teístas não acreditam no acaso (negam o acaso) e tem fé em Deus.

Às vezes eu penso que quando dizem que simplesmente negam, e apenas isso, querem deixar de dar uma explicação para sua crença. Evidencias para a existência de Deus são muitas, ao contrario das que apóiam o ateísmo. Nem o problema do mal pode ser usado como argumento contra a existência de Deus, pois ao dizer que algo é ruim se assume a existência de um padrão que o diferencia do bom. Mas se Deus não existe, em que padrão estão se baseando? C. S. Lewis usou muito bem isto como argumento a favor da existência de Deus no livro Cristianismo puro e simples. Nem mesmo os erros da igreja pode ser um argumento, pois Deus não é igreja. Ou o evolucionismo, pois, primeiro, essa teoria está enfrentando diversos problemas, segundo, o evolucionismo fala sobre a evolução das espécies, não da origem da vida (alias, até o evolucionismo é usado como argumento para a existência de Deus). Além do argumento que C. S. Lewis mostrou em seu livro, existem muitos outros baseados nas principais descobertas cientificas que mostram que precisa de muita fé para ser ateu. Antony Flew expôs isso em seu livro “Um ateu garante: Deus existe”, da mesma forma que Norman Geisler e Frank Turek no livro “Não tenho fé suficiente para ser ateu”.

Então, vão continuar passando o “ônus da prova” para os teístas? E mesmo com os argumentos teístas da existência de Deus, vão continuar ignorando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário