terça-feira, 7 de outubro de 2008

Jesus, o Grande Eu Sou.


"Em verdade, em verdade eu vos digo: Antes que Abraão existisse, EU SOU." João 8:58


Quando vejo isso, penso na grandeza dessa afirmação. Eu Sou. É assim que Deus se identificava muitas vezes com o seu povo, e está é uma afirmação grandiosa por alguns pontos. Primeiro, foi como Deus se identificou e não um nome que lhe demos (Êxodo 3:14), Peter Kreeft no livro “O dialogo” diz que “Ninguém realmente sabe pronunciá-la, porque ninguém jamais se atreveu a pronunciá-la exceto Deus, e não se escreveu a palavra toda, apenas as consoantes, o Tetragrama. Nas Bíblias antigas ela aparecia escrita Jeová, e em algumas mais modernas, Javé. Significa ‘EU SOU’. [...]É o único nome puramente de primeira pessoa, particular, subjetivo, singular.”.
Segundo, nenhuma pessoa pode dizer esse nome sem reivindicar ser Deus. E foi isso que Jesus fez. Disse que era Deus pronunciando o que nenhum judeu diria, um nome que só pode ser pronunciado pelo seu dono. Esse foi o motivo da revolta de muitos deles contra Jesus (João 8:59).
Jesus, o Grande Eu Sou, não só afirmou ser Deus, como provou sua afirmação cumprindo as profecias ao seu respeito e ressuscitando dos mortos.

Autor: Jonadabe Rios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário