quinta-feira, 22 de abril de 2010

Desafio da Páscoa de Dan Barker - II

Essa é a segunda parte da resposta ao desafio de Dan Barker. Confira a primeira parte.


A que horas as mulheres visitaram o sepulcro?
Há duas possibilidades: (1) a frase “ao despontar do sol” indica que era muito cedo (cf. Sl 104:22), e “ainda escuro” (Jô 20:1); (2) Maria veio sozinha primeiro, quando estava escuro e antes do sol nascer, e depois veio, após o sol nascer com as outras mulheres. “Em apoio a essa posição está o fato de que somente Maria é mencionada em João, mas em Marcos são citadas ela e as outras mulheres. Também Lucas (24:1) diz que era “alta madrugada”, quando as mulheres (não apenas Maria) foram lá. Ainda, Mateus (28:1) fala que foi “ao findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana” que “Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro”. Somente João menciona Maria estando lá sozinha “sendo ainda escuro”.

Quem eram as mulheres?
Já foi respondido.

Qual era seu propósito?
* Mateus: Ver o sepulcro (28:1)
* Marcos: Já tinham visto o sepulcro (15:47), trouxeram especiarias (16:1)
* Lucas: Já tinham visto o sepulcro (23:55), trouxeram especiarias (24:1)
* João: O corpo já tinha sido tratado antes delas chegar. (19:39,40) * Marcos: Já tinham visto o sepulcro (15:47), trouxeram especiarias (16:1)
* Lucas: Já tinham visto o sepulcro (23:55), trouxeram especiarias (24:1)

As discrepâncias nesse sentido já foram conciliadas, mas tenho algo mais a dizer.

Essas duas primeiras, de Mc 15:47 e Lucas 23:55, foram logo depois da morte de Jesus, para levar o corpo e limpá-lo. Já que o sábado ia chegar, pararam o trabalho, e esperaram para voltar depois e levar as especiarias, como relatado em Marcos 16:1 e Lucas 24:1.

Depois elas foram ver o sepulcro novamente, como relatado em Mateus 28:1, Marcos 16:1 e Lucas 24:1 (que por sinal, no caso de Marcos e Lucas, são casos diferentes. Ele faz confusão da visita anterior quando levaram Jesus morto, e a outra visita quando trouxeram as especiarias)

Como disse, parece muita vontade de achar erro onde não tem.Quem quiser, leia por si mesmo o texto dos quatro evangelhos começando pelo sepultamento de Jesus, e verá que não é nada disso que Barker diz.

O sepulcro estava aberto quando chegaram?
Também já foi respondido.

Quem estava no sepulcro quando chegaram?
Levando em consideração que foram várias idas ao sepulcro, podem ter sido todos eles em momentos e para pessoas diferentes. Já que Mateus não disse que havia apenas um anjo, e Mateus provavelmente deu atenção ao anjo que falou com as mulheres, enquanto João falou dos anjos que elas viram. Os homens citados podem ser muito bem explicados dizendo que os anjos apareceram com aparência de homens. Sobre a quantidade deles, a mesma explicação de Mateus e João faz sentido (Marcos relata o que se dirigiu a elas).

João não cita Maria madalena indo com as outras mulheres, só relata que depois de ir sozinha ficou um tempo chorando e Jesus falou com ela. Os anjos falaram com ela também, antes de Jesus. Se ler o texto de João, os anjos falaram com ela mas ela não sabia que eram pois estava de cabeça baixa chorando. Primeiro ela vê o sepulcro aberto, mas nem chega a entrar, corre para falar com os outros, e veja o que acontece depois com ela. Vou copiar essa parte:

Tornaram, pois, os discípulos para casa.
11 ¶ E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro.
12 E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13 E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
14 E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.
15 Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre).

Chorando, abaixada para o sepulcro, ouve dois anjos perguntando, mas ela não reconhece. Ainda ela acha que roubaram o mestre dela, pois ela não tinha voltado com as mulheres. Jesus fala com ela e só depois percebem isso.

Onde esses mensageiros estavam?
Essa pergunta não faz nem muito sentido. Lucas não fala que havia dois em pé, mas que pararam junto delas. Eles podem muito bem ter parado sentados. Sobre João, é bom lembrar que foi a aparição a Maria, diferente das outras aparições citadas.

O que o(s) mensageiro(s) disse(ram)?
Eles disseram isso tudo, já que são relatos de testemunhas e aparições diferentes. Alguns dizem que a questão fica complicada por causa da reação de Maria Madalena que é diferente nos relatos. Mas isso seria, no maximo, em Mateus, Marcos e Lucas, porque, como já deve ter percebido, a aparição com Maria madalena em João é diferente, pois é anterior a das mulheres.

As mulheres contaram o que aconteceu?
Os relatos dizem que primeiro elas viram o sepulcro vazio, depois Jesus foi visto. E só depois que Jesus foi visto, a caminho (quando elas ainda não tinham contado), que elas falaram aos discípulos:

E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam.
E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.

Quando Maria retornou do sepulcro, ela sabia que Jesus tinha ressuscitado?
Como foi visto, a primeira aparição foi a de João. Então também não faz sentido essa pergunta.

Quando Maria viu Jesus pela primeira vez?
Como já devem ter percebido, João fala da primeira ida de Maria. Então não há nenhuma contradição aí.

Jesus podia ser tocado depois da ressurreição?
O motivo que Jesus não pode ser tocado em um dos registros foi que ele ainda não havia ascendido aos céus com seu corpo. Por isso Jesus, na primeira aparição a Maria não permite, mas nas outras ele o permite.

Depois das mulheres, para quem Jesus apareceu primeiro?
Isso já foi tratado. Mas é bom lembrar: Uma coisa é o primeiro relato da aparição que foi registrada, outra coisa seria afirmar que a primeira aparição registrada é também a primeira aparição cronologica. Mas isso os evangelhos não fazem.

Onde Jesus apareceu primeiro para os discípulos?
A mesma coisa. Jesus apareceu várias vezes para vários discípulos. Mais uma vez a confusão entre os fatos cronológicos e os relatos escritos.

Os discípulos acreditaram nos dois homens?
Ambos os relatos falam que eles apenas creram quando Jesus apareceu, e não porque eles falaram.

Marcos 16
13 E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.
14 ¶ Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.

Lucas 24
35 E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.
36 ¶ E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.

O que aconteceu na aparição?
Novamente: Não foi na aparição, foram nas aparições.

Jesus ficou por um tempo na Terra?
Levando em consideração, novamente, que foram aparições diferentes em momentos diferentes. Sim, ficou por um tempo na terra.

Onde aconteceu a ascensão?
- Mateus, João e Paulo: Sem ascensão.
R: O fato de não relatarem a ascenção não significa que não houve, somente que s[o significa aí que eles não relataram.

Uma explicação interessante que encontrei é que “Betânia ficava na encosta a leste do Monte das Oliveiras, que está a leste de Jerusalém. Lucas, que escreveu essas duas passagens, (cf. At 1:1), não viu nenhuma contradição quando se referiu a esses dois lugares como o local da ascenção de Jesus. Ele pode inclusive ter começado sua ascenção no monte, indo para o leste sobre Betânia, ao ir desaparecendo da vista deles.”


O que se parece é que há uma vontade, que chega a ser desesperada, de arrumar uma desculpa para não crer na bíblia, quando o verdadeiro motivo é outro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário