quinta-feira, 31 de maio de 2012

Missa Tridentina - Sequência


"Em algumas solenidades, acrescenta-se ao Aleluia ou ao Trato o que se chama Sequentia. Foi acrescentada ao canto da missa bem depois de São Gregório, lá pelo século IX. Recebeu o nome de Sequentia, que significa continuação. Consistia primitivamente em um texto que se acrescentava às notas melódicas que continuavam a palavra Aleluia e que já chamavam de Sequentia, antes da invenção dessa parte da missa.

É chamada também de prosa, porque em sua origem não se parecia nem aos hinos metrificados, cujos modelos se encontram nos antigos, nem aos ritmos regularmente cadenciados, que apareceram mais tarde. Era verdadeiro trecho de prosa que se cantava simplesmente, como dissemos, para revestir as palavras do neuma do Aleluia. Pouco a pouco, no entanto, aproximou-se seu gênero ao dos hinos.

A sequência servia para realçar a solenidade dos ofícios, e, enquanto era cantada, os sinos e órgãos ressoavam. Foramfeitas para todas as festas e também para os domingos do Advento.

Na reforma do missal romano, sob São Pio V, apenas quatro delas foram conservadas: Victimae Paschali, a mais antiga de todas e modelo de toda prosa, o Veni Sancte Spiritus, o Lauda Sion e o Dies irae, Mais tarde acrescentaram o Stabat Mater. Nosso missal monástico contém também o Laeta dies, para a festa de São Bento, uma composição que data do século XVI."

Nenhum comentário:

Postar um comentário